|

Bancos Múltiplos

[vc_row][vc_column][stm_post_info][vc_column_text]Os bancos múltiplos são instituições financeiras com licença para fornecer uma ampla gama de serviços bancários comerciais, operações de câmbio, de investimento, financiamento ao consumidor e outros serviços, inclusive gerenciamento de fundos e financiamento de imóveis.

Os bancos múltiplos surgiram através da resolução n° 1.524 do Conselho Monetário Nacional, de 21 de setembro de 1988, e da regulamentação pela circular do Banco Central do Brasil n° 1.364. São bancos que podem operar simultaneamente, com autorização do Banco Central, carteiras de banco comercial, de investimento, de crédito imobiliário, de crédito, financiamento e investimento, de arrendamento mercantil (leasing) e de desenvolvimento, constituindo-se em uma só instituição financeira de carteiras múltiplas com personalidade jurídica própria, e que pode selecionar o que deseja operar, entre as modalidades referidas. Eles surgiram com a finalidade de racionalizar a administração das instituições financeiras, permitindo que ela tenha personalidade própria, modificando assim o sistema de conglomerados financeiros com razões sociais específicas que existiam desde o final da década de 1960 no Brasil. A criação dessas instituições permitiu a redução da burocracia das operações financeiras por concentrar em uma única razão social diversas carteiras de atividades.

Os bancos múltiplos passaram a operar em todos os segmentos de intermediação financeira, através das carteiras listadas a seguir, não havendo vinculação entre as fontes de recursos captados e as suas aplicações:

  • carteira comercial (BC);
  • carteira de investimento (BI);
  • carteira de desenvolvimento (BD);
  • carteira de crédito imobiliário (SCI);
  • carteira de crédito, financiamento e investimento (SCFI);
  • carteira de arrendamento mercantil (SAM).

Os bancos múltiplos resultantes de conglomerados estatais podem, ainda, oferecer a carteira de fomento (banco de desenvolvimento).

Para configurar a existência do banco múltiplo, devem-se possuir pelo menos duas carteiras mencionadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento.

Os bancos comerciais são considerados a base do sistema monetário. Segundo o manual de organização do sistema financeiro do Banco Central, seu objetivo é proporcionar o suprimento adequado de recursos necessários para financiar, a curto e médio prazos, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas.

Para tanto, podem, entre outras atividades, descontar títulos, realizar operações de abertura de crédito simples ou em conta corrente, captar recursos à vista e a prazo fixo, repassar aos clientes recursos de instituições oficiais e obter recursos externos para repasse.

A captação de depósito à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão “Banco” (Resolução CMN 2.099/1994).

Os Bancos de Investimentos são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão “Banco de Investimento” (Resolução CMN 2.624/1999).

Captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos.

Fortalecem os processos de capitalização das empresas ao dilatarem o prazo das operações de empréstimo e financiamento para a compra de máquinas e equipamentos e da subscrição de debêntures e ações (operações de Underwriting).

Por meio de atividade de corporate finance (fusões, cisões ou incorporações), contribuem para melhorar a ordenação da economia e uma maior eficiência das empresas.

Não podem manter contas correntes, nem destinar recursos a empreendimentos imobiliários.

As Sociedades de Arrendamento Mercantil (SAM) são pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil (leasing) nas modalidades financeiras e operacional. Podem ser objeto de arrendamento bens móveis, de produção nacional ou estrangeira, e bens imóveis adquiridos pela entidade arrendadora para fins de uso próprio da arrendatária (Resolução CMN 2.309/1996).

Além de recursos próprios, as fontes podem ser provenientes de empréstimos contraídos no país e no exterior, colocação de debêntures e de notas promissórias, cessão de contratos, depósitos interfinanceiros, dentre outras formas autorizadas pelo Banco Central.

Também podem realizar operações de leasing financeiro contratadas com o próprio vendedor do bem ou com pessoas a ele ligadas: bancos múltiplos com carteira de investimento, de desenvolvimento e/ ou de crédito imobiliário; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; caixas econômicas; e sociedades de crédito imobiliário.

A Sociedade de Crédito Imobiliário (SCI) é uma instituição financeira voltada a repassar recursos captados através de contas de poupança, cédulas hipotecárias, letras imobiliárias, além de recursos de financiamento ou repasses nacionais ou estrangeiros.

O foco da SCI consiste no financiamento para construção de habitações, na abertura de crédito para compra ou construção de casa própria e no financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção.

São constituídas sob a forma de sociedade anônima e deve constar de sua denominação social a expressão “crédito imobiliário”.

As Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento (SCFI) conhecidas como “financeiras”, são instituições privadas que fornecem empréstimo e financiamento para aquisição de bens e serviços (crédito direto ao consumidor), além de outras operações, como financiamentos a profissionais autônomos.

As financeiras não são autorizadas a captar depósitos à vista ou manter conta correntes. A principal fonte de recursos é a colocação de Letras de Câmbio no mercado, que são títulos emitidos pelos devedores e aceitos pela SCFI.

Muitas das financeiras não ligadas a bancos operam como braço financeiro de grupos comerciais ou industriais. É o caso, por exemplo, de lojas de departamentos ou montadoras de automóveis que possuem suas próprias financeiras.

Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, em cuja denominação social deve constar a expressão “Crédito, Financiamento e Investimento”.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”Inscrever-se no Youtube” color=”danger” css_animation=”flipInY” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fchannel%2FUCDDt_IFAVG9OhDnYxj_Dg4Q|target:_blank”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”18388″ img_size=”190×190″][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]Willian Capriata

Mestre em economia e Graduado em Economia pela UFMT; certificado em CPA10, CPA20 e CEA; Investidor Qualificado; Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Economia e Inovação (CNPQ); possui artigo científico publicado em revista de reconhecimento internacional: Brazilian Journal of Political Economy na área de Macroeconomia. Dedica-se a ajudar pessoas a conquistarem uma vaga no Mercado Financeiro e de Capitais.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]

Encontrado: 18 cursos Ver tudo

Concursos bancários
Só membros
Os materiais não são vendidos de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
1 Palestras
Concursos bancários
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
3 Palestras
Concursos bancários
29:26:42
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
129 Palestras
29:26:42
Concursos bancários
33:47:03
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
86 Palestras
33:47:03
Concursos bancários
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
19 Palestras
Concursos bancários
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
106 Palestras
[/vc_column][/vc_row]

Posts Similares