Blog

Como será a rotina de um bancário? será que realmente é uma profissão que vale a pena?

Como a maioria de vocês já sabem, eu fui bancário durante alguns anos e pude sentir na pele como funciona o dia-a-dia de quem trabalha em instituições financeiras. E posso dizer com certeza, é ralado como qualquer outra profissão!

O bancário não trabalha somente das 10 às 16, que é o horário de atendimento ao público, e muito menos só fica sentado no ar condicionado sem fazer nada. O bancário ao mesmo tempo que precisa realizar um atendimento especializado a um determinado cliente, pode ser solicitado para realizar tarefas mais básicas, como ajudar alguém a sacar seu FGTS, a utilizar o aplicativo do banco, atualizar a senha de seu cartão, realizar atualização de dados cadastrais e etc. Portanto, o bancário acaba precisando entender de tudo um pouco, para conseguir realizar sua função sem maiores problemas.

Assim que eu entrei no banco Santander na época, eu tive que realizar vários cursos e treinamentos, para entender o dia-a-dia da minha função e também da função da minha equipe. Então tenha em mente que, ser bancário é desafiador como qualquer profissão.

Como funciona a questão da PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS?

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) sempre é um assunto que desperta a curiosidade nas pessoas. Afinal de contas, é uma renda variável extra que você pode ganhar nos meses de Outubro e Fevereiro, e ajudar a pagar suas contas e realizar investimentos.

Mas saiba que a PLR está disponível somente para a agência que conseguir atingir as metas que foram definidas durante o ano. Se você trabalha no banco e não se esforça para bater as metas, e sua equipe faz a mesma coisa, vocês não serão agraciados com essa PLR. O nome já diz, você tem direito a participar dos lucros e resultados, mas para isso precisa trazer lucro e resultado ao banco. E assim como qualquer outro ambiente de trabalho tem metas, o banco também tem, então você precisa entender que para manter seu emprego e também a saúde financeira do banco, é necessário sim realizar as vendas de produtos e atingir suas metas.

Os bancos só contratam funcionários certificados?

Para ser direto e rápido, a resposta é sim! mas eu quero te explicar o porque. É claro que existem cargos dentro de um banco que não te obriga a ter a certificação CPA-10 ou CPA-20, e você pode exercer sua função da mesma forma, porém, a própria instituição financeira dá preferência para contratação de funcionários certificados, uma vez que, inevitavelmente, para subir de cargos você precisará se certificar.

Eu converso diariamente com pessoas que trabalham em bancos e questiono sobre a questão da certificação, e a resposta é sempre a mesma: o banco procura profissionais com qualificação. Mesmo para cargos básicos.

Não estou querendo puxar para o meu lado ou da ANBIMA, estou apenas passando a realidade, que é exatamente essa.

Agora eu te pergunto, você está pronto para trabalhar em um banco?

Você já sabe que a rotina do bancário é corrida, mas também sabe que a grande parte dos empregos são assim. Se você já entendeu que é essa a carreira que pretende seguir, você só precisa dar o próximo passo, que é se certificar.

Se você já possui a certificação, prepare o seu currículo e comece a enviar nos sites das instituições. Participe dos processos seletivos e dê sempre o melhor de si. Eu tenho certeza que é questão de tempo até você conquistar o seu novo emprego.

Desejo muito sucesso para você!

Willian Capriata

Mestre em economia e Graduado em Economia pela UFMT; certificado em CPA10, CPA20 e CEA; Investidor Qualificado; Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Economia e Inovação (CNPQ); possui artigo científico publicado em revista de reconhecimento internacional: Brazilian Journal of Political Economy na área de Macroeconomia. Dedica-se a ajudar pessoas a conquistarem uma vaga no Mercado Financeiro e de Capitais.