análise técnica, análise gráfica, médias móveis
|

O que são médias móveis e MACD?

A análise técnica de ações é uma abordagem utilizada no mercado financeiro para avaliar e prever movimentos de preços de ações com base no estudo de gráficos e dados históricos de preço e volume. Em vez de se concentrar em fundamentos econômicos ou financeiros de uma empresa, a análise técnica se baseia na ideia de que o comportamento passado dos preços pode fornecer insights sobre o comportamento futuro.

Os analistas técnicos examinam padrões gráficos, tendências, níveis de suporte e resistência, indicadores técnicos e outros elementos visuais presentes nos gráficos de preços. Eles acreditam que esses padrões repetitivos podem indicar a direção futura dos preços e ajudar os investidores a tomar decisões informadas sobre comprar, vender ou manter ações.

Essa abordagem pressupõe que as informações disponíveis no mercado já estão refletidas nos preços das ações e, portanto, os investidores podem usar análises técnicas para identificar padrões e sinais que os ajudem a antecipar movimentos de preços. No entanto, é importante notar que a eficácia da análise técnica é objeto de debate, e muitos investidores também consideram outros fatores, como análise fundamental, ao tomar decisões de investimento.

Às vezes encontramos flutuações das ações produzidas por problemas de estabilidade, e para eliminá-las utilizamos as médias móveis, que proporcionam a identificação da tendência e suas reversões de direção. As médias móveis são indicadores técnicos que possibilitam a análise dos movimentos dos preços de uma ação.

Como construir a média móvel?

Para a construção da média móvel, escolhe-se determinado período de tempo e calcula-se a média dos preços dos dias para preços de fechamento. Essa média é chamada de móvel porque será sempre a média do último período acompanhado, ou seja, a cada novo dia de negociação subtrai-se da média o primeiro dia e soma-se o novo dia.

O sinal de compra é dado quando a linha de preço cruza a linha da média de baixo para cima. O sinal de venda é dado quando a linha de preço cruza a linha da média de cima para baixo.

Para a interpretação dessas médias, devemos considerar os seguintes critérios:

  • As médias são linhas de resistência nos movimentos de alta e suporte nos de baixa; e
  • Quando as cotações estão num movimento de alta ou de baixa, a média pode ser utilizada como aviso de reversão de tendência.

Tipos de média móvel

Existem principalmente três tipos de médias:

  • Média móvel simples: é equivalente a uma média aritmética, portanto pode ser calculada da mesma forma. Ou seja, somam-se as cotações de determinado período e divide-se por esse número de períodos para obtenção do número representativo de períodos. A crítica que se faz a essa média é que ela não faz distinção entre os dias, tratando-os da mesma forma.
  • Média móvel ponderada: nessa média, cada uma das cotações é ponderada por sua vez. Por exemplo, se considerarmos um período de dez pregões, o primeiro será multiplicado por um, o segundo por dois, e assim sucessivamente até o último, que será multiplicado por dez.
  • Média móvel exponencial: essa média reúne as vantagens das médias simples e ponderada em seu cálculo mais complexo. Prioriza as cotações mais recentes em relação às mais antigas, possibilitando com isso maior diferenciação no tratamento das cotações.
média móvel, análise técnica, MACD

Oscilador de média móvel

Também conhecido como oscilador de preços, é uma ferramenta que se utiliza do cruzamento de médias móveis para agregar valor ao processo decisório. O objetivo do oscilador de preços é derivar informações objetivas de operação através da diferença entre duas médias móveis de períodos distintos.

MACD – Moving Average Convergence/Divergence

Convergência divergência de média móvel, ou Moving average convergence divergence, ou simplesmente MACD foi concebido a partir da técnica de cruzamento de médias móveis, a partir da observação que quando duas médias móveis (MM) se movem de forma convergente, a diferença entre elas vai diminuindo, até chegar a zero no ponto exato de seu cruzamento (é calculado pela subtração dos valores das médias). Os sinais de compra e venda podem ser antecipados através da plotagem de um gráfico de barras, denominado histograma MACD. Se sua inclinação se tornar ascendente, uma compra é sinalizada, pois os compradores passaram a ser dominantes. Se a inclinação se tornar descendente é sinalizada uma venda, pois o predomínio passou a ser dos vendedores.

MACD, indicador MACD

Envelopes

Envelopes: os ativos tendem a oscilar em torno de uma média móvel de preços, o que resultou na criação de indicadores que demonstrem a situação do papel em relação à média:

  • Envelopes: evidenciam o grau de desequilíbrio dos preços e assim revelam oportunidades de ganhos adicionais. Visualmente, o envelope é um canal em torno de uma média móvel (MM). O posicionamento das linhas ocorre a uma distância percentual dessa média.

Leia também

Posts Similares