fbpx

Blog

É a menor fração do capital social de uma Companhia. As ações são títulos de renda variável que conferem ao seu investidor a possibilidade de se tornar sócio dessa empresa, passando a correr os riscos inerentes ao negócio, bem como participando dos lucros e prejuízos dessa companhia, e é chamado de acionista minoritário. 

Por padrão, as ações são negociadas em lotes de 100 em 100 unidades, mas caso o investidor deseje, ele poderá optar pelo mercado fracionário, encontrando ações sendo negociadas a partir de 1 unidade, com uma liquidez menor. Assim sendo, não há necessidade de capital elevado para começar os investimentos em bolsa. A compra das ações podem ser realizadas por meio do Home Broker.

As organizações buscam o Mercado de Bolsa de Valores com o objetivo de captar recursos financeiros e alavancar seus resultados, aumentando o acesso ao crédito e à liquidez. Uma vez listadas em Bolsa – após a realização do underwriting -, essas companhias passam a seguir as normas do órgão Supervisor, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os tipos de ações mais comuns existentes no mercado são: 

Ações ordinárias (ON): ações que conferem a seus detentores os direitos patrimoniais garantidos em lei, garantindo direito a voto nas assembleias de acionistas das empresas. São representadas pelo código “3”, que vem logo após o ticker da ação.

Exemplos: WEGE3, GUAR3, ODPV3, QUAL3UGPA3.

Ações preferenciais (PN): conferem a seus detentores a prioridade no recebimento de dividendos distribuídos pela companhia e no reembolso do capital. Geralmente, são representadas pelo código “4”.

Exemplos: PETR4, ITSA4, ITUB4, GOLL4 e BBDC4.

Os detentores de ações preferenciais podem receber ainda, no mínimo, 10% a mais de dividendos que os detentores de uma ação ordinária. Além disso, caso a empresa fique por um período superior a 3 anos consecutivos sem distribuir dividendos (parcela do lucro líquido), a ação PN passa a ter direito a voto nas assembleias dos acionistas. Uma vez retomada a distribuição dos lucros, esse direito é suspendido.

Certificado de Depósito de Ações (Units): representam uma junção entre ações preferenciais e ordinárias. As Units conferem direitos semelhantes aos acionistas ordinários e preferenciais, proporcionais à quantidade de ações ON e PN contidas em determinada Units. São representadas pelo código “11”.

Exemplos: BIDI11, SANB11, KLBN11, SULA11 e BPAC11.

Quais as possibilidades de ganho no Mercado Acionário?

  1. Ganho de Capital: ocorre pela lei da oferta e procura, e é dado pela oscilação dos preços (volatilidade das ações). Quando a demanda supera a oferta, as ações se valorizam, e quando a oferta supera a demanda, estas tendem a cair. Os investidores atentos podem lucrar com essa oscilação, comprando a preços baixos e vendendo a preços altos ou vice-versa. O ganho de capital é tributado conforme segue: 15% operações normais e 20% operações daytrade. O próprio investidor é responsável pelo recolhimento.
  2. Dividendos: parcela do lucro líquido ajustado de uma empresa dividido entre os acionistas. 
  3. Juros sobre Capital Próprio (JSCP): parcela de juros que incide sobre o lucro retido da companhia e que deve ser distribuído aos acionistas.
  4. Direito de Subscrição: concedido aos acionistas nos casos de emissão de títulos conversíveis em ações. É o direito de comprar determinada quantidade de ações a um preço e prazo pré-estabelecido. Assemelha-se ao titular de uma call
  5. Aluguel (empréstimo de ativos): é um acordo entre dois investidores, onde o doador (proprietário das ações) opta por alugar seus ativos para o tomador (locatário) por determinado tempo em troca de uma taxa.

Conheça nossos cursos👇🏼📚

Certificação ANBIMA
Avançado
104 Palestras
27 horas + Simulados
Certificação ANBIMA
Intermediário
72 Palestras
19 horas + Simulados
Certificação ANBIMA
Iniciante
45 Palestras
13 horas + Simulados
Investimentos
53 Palestras
10
Matemática Financeira
Intermediário
25 Palestras
5 horas
Concurso Banco do Brasil
Intermediário
23 Palestras