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✅Apostila Conhecimentos Bancários;
✅Apostila Matemática Financeira;
✅Apostila Tecnologia da Informação e Comunicação;
✅Apostila Ética e compliance
✅Apostila Atendimento Bancário
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✅Garantia 07 dias;
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Observação: as apostilas são em PDF e são liberadas para download e impressão após o prazo de garantia de 07 dias. Durante os 07 primeiros dias o aluno(a) terá acesso ao material completo no formato digital.
SOBRE O CONCURSO

BANCA DEFINIDA

No dia 12/01/2024 a banca CESGRANRIO foi contratada.

4 MIL VAGAS

Serão 4 mil vagas imediatas de nível médio. Serão 2 mil para técnico bancário novo e 2 mil para TI.

EDITAL PUBLICADO

Edital publicado em 22/02/2024 com provas previstas para 26/05/2024.

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Prof. Willian Capriata

Formado em Economia e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso. É certificado em CPA10, CPA20 ,CEA e CFG pela ANBIMA.

Durante sua carreira profissional trabalhou no Banco Santander, o que lhe proporcionou experiência prática e vivência no Mercado Financeiro.

Começou ministrando aulas de forma presencial em sua cidade natal, Cuiabá-MT, formando centenas de alunos nas certificações da ANBIMA.

Durante a Pandemia resolveu se reinventar e criou a Capriata Educação, escola especializada em certificações e concursos bancários.

Conta atualmente com mais de 210 mil alunos em seu canal do Youtube e já aprovou milhares em todo o Brasil.

O professor é ainda membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Economia e Inovação (CNPQ) e possui artigo científico publicado em revista de reconhecimento internacional: Brazilian Journal of Political Economy na área de Macroeconomia.

“nosso objetivo é capacitar o aluno com aprendizado de qualidade e de longo prazo. Formamos profissionais de destaque no mercado”

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São mais de 650 questões para treinar

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Conhecimentos bancários, Matemática Financeira, Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Comportamentos éticos e compliance e Atendimento bancário.

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Fique tranquilo(a)! Se não gostar do conteúdo nós devolveremos cada centavo! Se por algum motivo você não gostar do curso poderá solicitar reembolso total do valor do curso a qualquer momento (dentro do prazo de 7 dias após a compra).
FAQ
PERGUNTAS FREQUENTES

A impressão do material é liberada 7 dias após a compra, passado o prazo de período de testes. Nos primeiros 7 dias o aluno terá acesso as apostilas de forma digital.

Nós nos preocupamos com a segurança dos seus dados e por esse motivo o nosso sistema impede compartilhamentos.

OBS: É PROIBIDO A VENDA DO MATERIAL FORA DO CANAL OFICIAL DA HOTMART E DO SITE DA EMPRESA CAPRIATA EDUCAÇÃO. No Brasil, a pirataria fere a licença de copyright e, contra ela, existe a Lei Antipirataria (10 695 de 1 de julho de 2003 do Código de Processo Penal), que pune os responsáveis e, dependendo dos casos, a pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.

Não se preocupe, você tem garantia incondicional de até 7 dias após a sua compra. Reembolsaremos o valor integral do material.

Sim, emitimos nota fiscal.

COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE: 1 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de
janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 2 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao
assédio moral e sexual. 3 – Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial eprofi ssional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade
(disponível no sítio da CAIXA na internet). 4 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e
mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 7- Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efi ciência). 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº
105/2001 e suas alterações. 9 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de
2018 e suas alterações. 10 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas
alterações. 11 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no
sítio da CAIXA na internet). 13 – Boas práticas de governança corporativa.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa
Econômica Federal). 2 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos
normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 3 – Mercado fi nanceiro e seus
desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Os bancos na Era Digital:
Atualidade, tendências e desafi os. 4 – Internet banking. 5 – Mobile banking. 6 – Novos modelos de negócios.7 – Fintechs, startups e big techs. 8 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 9 – Moedas e ativos
digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Correspondentes bancários. 11 – Sistema de
pagamentos instantâneos (PIX, DREX). 12 – Open fi nance: Real digital. 13 – Transformação digital no Sistema
Financeiro. 14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais
(Quantitative Easing); 15 – Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos
remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 16 – Orçamento público, títulos do
Tesouro Nacional e dívida pública. 17 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador;Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização,
previdência, consórcio, investimentos e seguros. 18 – Noções de Mercado de capitais. 19 – Noções de
Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 20 – Regimes de taxas de
câmbio fi xas, fl utuantes e regimes intermediários. 21 – Taxas de câmbio nominais e reais; 22 – Impactos das
taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 23 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios
de risco, fl uxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 24 – Dinâmica do Mercado: Operações
no mercado interbancário. 25 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação
de crédito. 26 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 27 -Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fi ança; penhor mercantil; alienação fi duciária; hipoteca;fi anças bancárias. 28 – Autorregulação bancária. 29 – Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 30 – Lei nº
8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque. 31 – Certifi cado de Regularidade do
FGTS. 32 – Guia de Recolhimento (GRF). 33 – Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família). 34 – Produtos: Abertura e
movimentação de contas: documentos básicos. 35 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e
incapacidade civil, representação e domicílio. 36 – Sistema de pagamentos brasileiro. 37 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – benefi ciários e critérios para saque).
38 – Saúde e
bem-estar, ergonomia. 39 – Negociação, escuta empática. 40 – Noções de estratégia empresarial: análise
de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento. 41 – Segmentação de
mercado. CRM. 42 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e
perecibilidade. 43 – Gestão da qualidade em serviços. 44 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego eAbono Salarial – benefi ciários e critérios para saque)

CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: 1 – ConhecimentoEdição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Offi ce – Word, Excel e PowerPoint -versão O365, Outlook). 2 – Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos desegurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002;Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscoscibernéticos nos negócios. 3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos,pastas e programas. 4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos econceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos detransmissão. 5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca epesquisa na Web. 6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 7 – Redes Sociais (Twitter,Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 8 – Visão geral sobre sistemas de suporteà decisão e inteligência de negócio. 9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reproduçãode áudio e vídeo. 10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex,Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype). 11 – Noções/Fundamentos de Inteligência Artifi cial,Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas naTrilha UC_PLAY Cultura Digital). 11.1 Noções/Fundamentos de Inteligência artifi cial generativa, algorítimos,ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing. 12 -Noções de Transformação Digital; 13 – Noções sobre Inovação; 14 – Noções sobre Líderes Digitais; 15 -Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; ParadigmaÁgil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfi l de um profi ssional ágil; Comoidentifi car e entregar “valor” para o cliente digital. 16 – Noções sobre Open Finance; 17 – Noções deCompliance; Noções de LGPD.

MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo;
Fluxos de caixa e diagramas de fl uxo de caixa; Equivalência fi nanceira. 2 – Sequências – lei de formação de
sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 3 -Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operaçãofi nanceira. 4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo
da operação fi nanceira. 5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 6 -Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das
amortizações constantes). 7 – Uso da HP12C

ATENDIMENTO BANCÁRIO: 1 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 2 – Gestão da experiência do cliente. 3 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 4 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 5 – Ética e conduta profissional em vendas. 6 – Clientecentrismo. 7 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação. 8 – Atendimento qualificado por canais remotos. 9 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 10 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN 4.949/21. 11 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 12 – Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 13 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada). 14 – Autorregulação bancária: SARB nº 27/2023; Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso com alterações da Lei n°14.423/2022, assim como a Lei nº 13.466/2017 (acima de 80 anos) e Lei 10.048/2000 e alterações da Lei nº 14.364/2022 (acompanhantes de pessoas idosas). 15 – Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista. 16 – Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais. 17 – Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

Os materiais (apostilas) ficarão disponíveis ao aluno até 10 dias após a data oficial de prova.

-O bônus de questões comentadas possui um acesso total de 150 dias.

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