curso CEA, certificação cea, como passar na CEA
|

Decifrando os 7 Módulos da Certificação CEA: Uma Jornada Rumo à Excelência em Investimentos

A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, conhecida como CEA, é uma das mais reconhecidas no mercado financeiro brasileiro. Ela destaca profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em investimentos, capacitando-os para lidar com desafios complexos e diversas estratégias de aplicação de recursos. Neste blog, vamos explorar os sete módulos que compõem a CEA, proporcionando uma visão abrangente sobre essa certificação e seu impacto no desenvolvimento profissional.

Módulo 01 – Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado: 5 a 15%

O primeiro módulo da CEA exige que o aluno tenha domínio pleno dos principais órgãos que compõe o sistema financeiro nacional, tais como: CMN, BACEN, PREVIC, SUSEP, CVM e também das entidades que fazem parte desse sistema, como os bancos múltiplos, corretoras e distribuidoras de valores etc.

Ainda dentro desse módulo o aluno precisa dominar assuntos relacionados a prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo de modo completo, compreendendo o que deve fazer em cada situação suspeita, para qual órgão deve informar tais operações, quando realizar o registro de uma ou outra operação etc.

Módulo 02 – Princípios básicos de economia e finanças: 5 a 15%

Este módulo concentra-se nos assuntos relacionados à economia e introduz o aluno a calculadora financeira HP-12C. Aqui o aluno deverá dominar alguns índices como: PIB, IPCA, IGP-M, IDKA, IMA, TR, SELIC etc. e também entender os efeitos de uma política cambial, fiscal e monetária na economia.

Além disso deve realizar cálculos financeiros, compreendendo taxas de juros nominais, taxas reais, taxas equivalentes, juros simples, juros compostos, valor presente, valor futuro, perpetuidade etc.

Módulo 03 – Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos: 15 a 25%

A CEA explora profundamente a economia e os mercados financeiros. E portanto, é exigido domínio completo de diversos produtos de investimentos, como por exemplo: TPF, CDB, LCI, LCA, CDCA, CRI, CRA, CPR, DPGE, LF, T-BILL, T-NOTE, T-BOND, TIPS, BDR, GRD, ADR etc.

São muitas siglas mas o aluno com o tempo vai conseguindo compreender e entender cada uma delas. Aqui também são realizados cálculos envolvendo valor presente líquido, taxa interna de retorno, fluxos de caixa e muito mais.

O aluno deverá dominar ainda o mundo dos derivativos e estratégias com opções, tais como: modelo black-and-scholes, árvore binomial, operações 4 box, 2 box, strangle, straddle etc.

Os profissionais certificados entendem como esses instrumentos podem ser utilizados para proteção, especulação e alavancagem, ampliando suas capacidades de oferecer soluções financeiras mais sofisticadas.

Módulo 04 – Fundos de investimento: 10 a 20%

Dominar fundos de investimentos é de suma importância. Nesse tópico o aluno irá aprender sobre fundos de investimentos financeiros (FIF), tais como fundos de renda fixa curto prazo, renda fixa simples, cambial, fundo referenciado e também outros tipos de fundos, como o FIDC, FII, FIP, ETF, FI-INFRA etc.

Saber tanto as características de cada fundo quanto o público-alvo, a constituição, os participantes e os riscos envolvidos é essencial para dominar esse módulo. 

Além dos aspectos teóricos também são cobrados cálculos com cotas de fundos de investimentos envolvendo desconto de taxas de administração, performance etc.

Módulo 05 – Produtos de previdência complementar: 10 a 15%

A previdência complementar aberta é um importante componente do mercado financeiro, especialmente no que diz respeito ao planejamento de aposentadoria. Este módulo explora os aspectos específicos dos planos de previdência, fornecendo conhecimentos necessários para auxiliar os clientes na escolha de opções que atendam às suas necessidades de longo prazo. Aqui você aprenderá assuntos relacionados a PGBL e VGBL e deverá dominar cada tipo de renda que o cliente poderá escolher no momento de sua aposentadoria: renda vitalícia, renda mensal prazo certo, pagamento único etc.

São realizados também cálculos financeiros envolvendo produtos de previdência.

Módulo 06 – Gestão de carteiras e riscos: 10 a 20%

Módulo voltado para estatística. Aqui o aluno deverá compreender assuntos relacionados a média, moda, mediana, variância, desvio padrão, value at risk, stress test, stop loss, back test, distribuição normal, fronteira eficiente, capital market line, modelo CAPM, security market line e muito mais. E claro, também realizar cálculos financeiros com a HP-12C.

Módulo 07 – Planejamento de investimento: 15 a 25%

O último módulo da CEA explora o planejamento de investimentos, do qual o aluno deverá compreender assuntos relacionados à finanças pessoais, finanças comportamentais, etapas do planejamento financeiro, preferências em relação ao risco etc.

Conclusão:

A Certificação CEA é uma trilha de conhecimento abrangente que impulsiona os profissionais do mercado financeiro a um novo patamar de excelência em investimentos. Com uma base sólida em ética, regulamentação e amplo entendimento dos mercados e instrumentos, os certificados CEA estão capacitados a guiar seus clientes em jornadas de investimento mais informadas e estratégicas, contribuindo para o avanço do setor como um todo.

Para certificar na CEA você pode dar o primeiro passo com um curso preparatório completo e atualizado clicando aqui.

Leia também

Posts Similares