cpa20, curso cpa-20, cpa-20, prova cpa-20
|

Desvendando os Segredos da CPA-20: Conheça os 7 Módulos Essenciais

A Certificação Profissional ANBIMA Série 20, conhecida como CPA-20, é um importante reconhecimento para profissionais que atuam no mercado financeiro, especialmente na área de distribuição de produtos de investimento. Composta por diversos módulos, essa certificação abrange uma ampla gama de conhecimentos, preparando os profissionais para desafios específicos do setor. Neste blog, exploraremos os 7 módulos que compõem a CPA-20, fornecendo insights valiosos para aqueles que buscam compreender a fundo cada aspecto da certificação.

1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado: 5 a 10%

O primeiro módulo aborda o Sistema Financeiro Nacional (SFN), um conjunto de instituições e normas que regulam o mercado financeiro no Brasil. Compreender a estrutura e o funcionamento do SFN é fundamental para qualquer profissional que deseje atuar no setor, pois isso impacta diretamente as operações financeiras e a oferta de produtos de investimento.

Alguns assuntos cobrados nesse módulo: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos e entidades do mercado financeiro.

2. Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor: 15 a 25%

A ética e a regulamentação são pilares essenciais em qualquer área profissional, e no mercado financeiro não é diferente. Este módulo foca em normas éticas, regras de conduta e regulamentações específicas do mercado, preparando os candidatos para tomar decisões alinhadas aos princípios éticos e respeitando as normas vigentes.

O módulo aborda ainda assuntos relacionados à prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e também finanças comportamentais, onde o aluno precisa dominar as decisões tomadas pelo investidor de forma emocional e não racional.

3. Princípios básicos de economia e finanças: 5 a 10%

O terceiro módulo da CPA-20 explora as diversas variáveis macroeconômicas, tais como: PIB, inflação, taxa de câmbio, SELIC, CDI etc.

Aborda também a influência das políticas cambiais, fiscal e monetária na liquidez da economia e seus impactos na taxa de juros e na inflação. 

O aluno deve dominar ainda a balança de pagamentos e ter conhecimento sobre taxas de juros simples e compostas.

4. Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos: 17 a 25%

Este módulo é dedicado exclusivamente aos produtos de renda variável tais como ações, mercado futuro, de opções e também produtos de renda fixa, como títulos públicos federais, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, CDCA, CPR e diversas outras siglas que só se aprende realizando a certificação.

O aluno precisa ter vasto conhecimento e domínio dos produtos de investimentos no mercado financeiro para conseguir passar na prova, já que esse módulo pode ter um peso de até 25% na sua prova.

5. Fundos de investimento: 18 a 25%

Dominar fundos de investimentos é de suma importância. Nesse tópico o aluno irá aprender sobre fundos de investimentos financeiros (FIF), tais como fundos de renda fixa curto prazo, renda fixa simples, cambial, fundo referenciado e também outros tipos de fundos, como o FIDC, FII, FIP, ETF, FI-INFRA etc.

Saber tanto as características de cada fundo quanto o público-alvo, a constituição, os participantes e os riscos envolvidos é essencial para dominar esse módulo.

6. Previdência complementar aberta – PGBL e VGBL: 5 a 10%

A previdência complementar aberta é um importante componente do mercado financeiro, especialmente no que diz respeito ao planejamento de aposentadoria. Este módulo explora os aspectos específicos dos planos de previdência, fornecendo conhecimentos necessários para auxiliar os clientes na escolha de opções que atendam às suas necessidades de longo prazo. Aqui você aprenderá assuntos relacionados a PGBL e VGBL.

7. Mensuração e gestão de performance e riscos: 10 a 20%

O último módulo da CPA-20 abrange a matemática financeira, fornecendo as ferramentas necessárias para realizar cálculos e avaliações financeiras. Mas detalhe, na CPA-20 ainda não são cobrados cálculos propriamente ditos, você precisa apenas dominar os conceitos. O entendimento desses conceitos é vital para a análise de investimentos, precificação de produtos financeiros e tomada de decisões estratégicas.

Nesse módulo você aprenderá sobre desvio padrão, média, moda, mediana, variância, VAR, índice de Sharpe e muito mais!

Conclusão:

A CPA-20 é uma certificação abrangente que prepara os profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado financeiro. Cada um dos sete módulos oferece conhecimentos específicos e essenciais, formando profissionais capacitados e alinhados com as demandas do setor. Ao compreender profundamente esses módulos, os candidatos estão mais bem preparados para oferecer orientações sólidas e tomar decisões informadas em prol dos seus clientes e do crescimento sustentável do mercado financeiro.

Passar na CPA-20 não é uma tarefa difícil quando se tem um curso completo e atualizado e acompanhamento profissional de perto. Você pode começar a estudar ainda hoje para a CPA20 clicando aqui.

Leia também

Posts Similares