Blog

Como será que faz para acertar mais questões de múltipla escolha? Será que existe uma técnica ou será que você simplesmente deve chegar na hora da prova sem nenhuma estratégia? eu vou te mostrar que existe técnica sim, e eu te passarei 5 passos fundamentais para você aplicar em todas as provas que for fazer.

1° passo – estado Emocional.

O seu estado emocional é importantíssimo no aproveitamento da sua prova. Se você chega na prova ansioso isso já prejudica a sua concentração e atenção. Você precisa estar relaxado e tranquilo para fazer a prova. Não leve material para revisar na véspera de prova, não fique revisando conteúdo faltando apenas um dia. Esse é um dos maiores erros dos alunos. O que você estudou durante meses é o que importa, e não o que está estudando faltando 1 hora para sua prova, isso apenas irá gerar mais ansiedade e nervosismo e vai prejudicar sua concentração. O dia antes da sua prova deve ser um dia inteiramente descontraído.

2° passo – não faça a prova na sequência.

Você deve começar pelas questões mais rápidas para as mais lentas. Exemplo: questões de interpretação ou de contas levam mais tempo do que questões de análises de conceitos. Então vá para conteúdos que você tem a vantagem da velocidade, mas sempre leia com calma e atenção. Com isso você já ajudará a dissipar o nervosismo de realizar uma prova importante e conseguirá queimar seus neurônios depois com questões que demandam mais tempo e análise.

3° passo – leia com atenção o comando da questão.

Você precisa entender muito bem o que o enunciado está pedindo, fica muito mais fácil eliminar e achar a correta. Sempre grife as palavras: exceto, incorreta, não; para entender exatamente o que está sendo pedido. Você erra muitas questões porque não entende o que está pedindo. E o pior de tudo é que quando deixa passar em branco essas palavras que citei acima, você sai da prova achando que havia acertado a questão, mas na verdade deixou passar batido palavras importantíssimas. Portanto, sempre leia os enunciados com a caneta preparada para grifar os pontos mais importantes.

4° passo – comece eliminar as alternativas.

Faça marcações ao lado das alternativas. Sempre tem uma que é bizarra, que você já pode marcar ao lado que é falsa e vai anotando em cada uma o que você acredita sobre aquela questão. Na maioria das vezes você irá ficar entre duas que parecem corretas, então seu trabalho será reler o comando novamente e decidir entre uma.

5° passo: pule as questões difíceis.

Sempre deixe anotada as questões que julgar mais complexas para voltar depois e acertar essa questão. Você vai pular falando assim: “daqui a pouco eu volto para acertar essa questão” e não vai dizer “essa eu não sei, tenho certeza de que irei errar”. Você as vezes pode até achar a resposta dessa questão em outra questão. Mesmo que outras questões da prova não tenham diretamente uma informação sobre aquele assunto, você começa retomar algumas coisas na memória desse assunto que estudou e pode inclusive relembrar.

Deu branco? Isso acontece quando você está em situação de stress e você não consegue acessar e recuperar essa informação. Quando você está com dificuldade, você pula a questão, se voltou e não deu certo, pula de novo, termina as outras e depois volta. Nesse momento o fator emocional deve ter reduzido já, porque você já respondeu a prova toda e está mais tranquilo, ou seja, menos nervosismo. Então nesse caso você vai mudar seu estado emocional, você vai se imaginar entregando a prova ao examinador, vai imaginar você chegando no quarto, vai imaginar você abrindo seu caderno e consultando essa informação onde você estudou. Com isso você vai treinar a sua mente subconsciente para resgatar aquela informação. Isso ajuda você a lembrar da resposta.

Gostou dessas 5 dicas? Eu tenho certeza de que se aplicar elas na sua próxima prova você irá acertar muito mais!

Sucesso para você e ótima semana.

PS: Lembrando que, se você quer se manter em constante atualização sobre Concursos Bancários e Certificações, inscreva-se em meu Canal do Youtube! É rápido e com certeza irá ajudá-lo(a) a trilhar um caminho de sucesso. Para isso basta clicar no botão abaixo:

Will foto 2

Willian Capriata

Mestre em economia e Graduado em Economia pela UFMT; certificado em CPA10, CPA20 e CEA; Investidor Qualificado; Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Economia e Inovação (CNPQ); possui artigo científico publicado em revista de reconhecimento internacional: Brazilian Journal of Political Economy na área de Macroeconomia. Dedica-se a ajudar pessoas a conquistarem uma vaga no Mercado Financeiro e de Capitais.