|

O quê é análise fundamentalista?

[vc_row][vc_column][stm_post_info][vc_column_text]A análise fundamentalista é um importante instrumento utilizado para a análise de investimento em ações. Através da avaliação de tópicos que se relacionam com o desempenho da empresa, ela possibilita concluir sobre suas perspectivas. Essa análise utiliza os fundamentos econômico-financeiros para a determinação do valor da empresa.

Pode-se conceituar a análise fundamentalista como o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor e assim formular uma recomendação de investimento. O analista resume e analisa a informação, parte do passado e trata de predizer o futuro, para dar sua opinião.

A análise fundamentalista é o estudo de toda informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor e formular uma recomendação sobre sua compra ou venda.

O objetivo principal dessa análise é avaliar o comportamento da empresa visando a determinação do valor dela. Essa análise parte do princípio de que as ações têm valor intrínseco, que está associado com a performance da companhia emissora e com a situação geral da economia. Portanto, estuda os fatores que explicar o valor intrínseco de uma empresa, setor ou mercado, colocando em segundo plano os fatores de mercado, como preço e volume. Esses fatores são chamados de valores fundamentalistas.

A justificativa para o uso desse tipo de análise é antecipar o comportamento futuro de determinada empresa no mercado. Isto é, adiantar-se ao mercado. Para que isso seja certo, tem que partir de uma hipótese básica: o mercado não é eficiente a curto prazo, ainda que o seja a longo prazo. Se não fosse assim, não seria possível adiantar-se ao mercado. Hoje, o preço de uma ação não reflete o verdadeiro valor da empresa, mas existe uma tendência de que isso ocorra em um futuro próximo. O analista fundamentalista trata o tempo todo de descobrir supervalorizações ou subvalorizações com base em determinada informação ainda não negociada pelo mercado.

Hipótese básica da análise fundamentalista: o mercado de capitais é eficiente a longo prazo, podendo ocorrer ineficiências na valorização a curto prazo que seriam corrigidas ao longo do tempo.

O processo decisório dessa escola de análise de investimento envolve o cálculo do valor hipotético da empresa, que corresponderia a seu “preço justo” em determinado momento, e, pela comparação desse com seu preço de mercado, seleciona para investimento aquele com menor relação valor intrínseco/preço de mercado. Se o preço < valor então compra-se, mas se o preço > valor, vende-se aquela empresa.

Para estimar o valor de uma ação em determinado instante, a análise fundamentalista baseia-se em três pontos:

  1. Demonstrações financeiras passadas, bem como outras informações relevantes, que permitam a projeção mais provável possível da evolução futura da companhia emissora das ações;
  2. Situação atual da economia e estimativas futuras de variáveis com indiscutível influência sobre o preço e o valor de todas as ações negociadas; e
  3. Grau de confiança do investidor em relação ao grau de intervenção governamental, o que tem caracterizado o mercado brasileiro nos últimos anos.

Além de se basear nesses pontos, a determinação do valor da empresa pode ser definida também como função de alguns fatores, como, por exemplo:

  • Lucro esperado em exercícios futuros;
  • Investimentos realizados e a realizar; e
  • Fontes de financiamentos utilizadas.

É difícil encontrar no mercado analistas de investimento que se utilizem exclusivamente de uma ou outra escola. Em geral, elas são utilizadas simultaneamente. A análise fundamentalista serve para escolher ações nas quais serão investidos os recursos, enquanto a análise técnica serve para determinar o momento mais favorável para o investimento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”Inscrever-se no Youtube” color=”danger” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fchannel%2FUCDDt_IFAVG9OhDnYxj_Dg4Q%20_blank|target:_blank”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”15969″ img_size=”190×190″][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]Willian Capriata

Mestre em economia e Graduado em Economia pela UFMT; certificado em CPA10, CPA20 e CEA; Investidor Qualificado; Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Economia e Inovação (CNPQ); possui artigo científico publicado em revista de reconhecimento internacional: Brazilian Journal of Political Economy na área de Macroeconomia. Dedica-se a ajudar pessoas a conquistarem uma vaga no Mercado Financeiro e de Capitais.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]

Encontrado: 18 cursos Ver tudo

Concursos bancários
Só membros
Os materiais não são vendidos de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
1 Palestras
Concursos bancários
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
3 Palestras
Concursos bancários
29:26:42
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
129 Palestras
29:26:42
Concursos bancários
33:47:03
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
86 Palestras
33:47:03
Concursos bancários
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
19 Palestras
Concursos bancários
Só membros
Esse curso não é vendido de forma separada. A compra pode ser feita diretamente no link:  CLIQUE AQUI
106 Palestras
[/vc_column][/vc_row]

Posts Similares