fbpx

Blog

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial de inflação do Brasil e é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA mede o aumento generalizado dos preços com base em uma cesta de mercado, que é formada dentre outros itens por: 

  • Alimentação e bebidas;
  • Habitação;
  • Artigos de residência;
  • Vestuário;
  • Transportes;
  • Saúde e cuidados pessoais;
  • Despesas pessoais;
  • Educação; e
  • Comunicação.

Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. Todos os anos, o Conselho Monetário Nacional (CMN) define a meta da inflação, ou seja, do IPCA para aquele ano em questão. Cabe ao Comitê de Política Monetária (COPOM) utilizar de instrumentos econômicos, tais como a alteração da taxa básica de juros da economia (SELIC), com o objetivo de “colocar” a inflação na Meta.

O IPCA deve ser utilizado como parâmetro para os investidores que buscam ganhos reais, uma vez que somente superando esse aumento dos preços, o investidor de fato ganhará poder de compra. 

  • Exemplo com aplicações financeiras: Em todo investimento, deve ser avaliado o juro real – relação entre a taxa nominal e a inflação – para se ter uma noção exata de rentabilidade de determinada aplicação financeira. O cálculo da taxa real é feita da seguinte forma:

(1 + r) = (1 + in) / (1 + j)

Sendo:

in = taxa de juros nominal

r = taxa de juros real

j = inflação do período

Digamos que em determinada aplicação financeira você obteve rentabilidade de 4,25% e a inflação no período foi de 5%. Utilizando a fórmula acima:

(1 + r) = (1 + 0,04250) / (1 + 0,05000)

1+r = 1,04250 / 1,05000

1+r = 0,99286

r = 0,99286 – 1

r = -0,00714

Ou seja, a taxa de juros real dessa aplicação foi de -0,714%. Em resumo, esse investidor não ganhou poder de compra.

  • Exemplo 2: suponha que você gaste no dia 01/01/2021 o equivalente a R$100,00 para comprar 2kg de carne. Caso a inflação de janeiro para fevereiro seja de 5%, desse produto em específico, você precisaria de R$105,00 para ter a mesma quantidade de carne que comprava no mês anterior.

Existem no mercado alguns produtos de investimentos que são atrelados ao IPCA, e que pagam ao investidor rentabilidade real. A Nota do Tesouro Nacional – B (NTN-B) e a NTN-B (principal), também chamados de Tesouro IPCA+ com juros semestrais e Tesouro IPCA+, respectivamente, são títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional que possuem essa característica. Então caso o investidor esteja procurando um investimento seguro e com rentabilidade acima da inflação, ambos os produtos são uma boa escolha.

Dica: cabe lembrar que a rentabilidade acordada no ato da compra do título somente será garantida quando do vencimento do título. Caso esse investidor resolva liquidar seus investimentos antecipadamente, ele irá resgatar o valor corrigido apenas pela oscilação dos preços unitários de cada título, que poderá ser positiva ou negativa.

Outros índices de inflação: Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M); e Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe).